AUTOPERCEPÇÃO

AUTOPERCEPÇÃO

13 de junho de 2019 Off Por Claudio Lima

O modo de ser está dentro de cada um de nós, porque procede das escolhas que fazemos durante a vida, das nossas percepções. Mas parece que muitas pessoas não se deram conta disso. O que mais se tem notado é que elas estão ficando cada vez mais “irresponsáveis” em relação a si próprias. 

Agem de forma automática, ignoram os efeitos das suas escolhas nas suas atitudes, comportamentos e pensamentos.  Não percebem que, em cada decisão tomada, em cada comportamento assumido, há “consequências” que produzirão certos “custos” vivenciais. Logo, é de extrema importância “prestar toda atenção sobre a natureza das suas escolhas”.

É de suma importância desenvolver a nossa consciência sobre elas, uma vez que que todo processo psicológico começa por meio delas. São elas que darão sentido as ideias-força, que, por sua vez, instigarão a mente na estruturação das lógicas psicológicas que nos guiarão nessa caminhada pela vida.

É importante esclarecer, que são os elementos instigadores constituído por nós, por meio das nossas escolhas, é quem irão fornecer os motivos a razão para que ela construa as lógicas psicológicas que nos guiarão no nosso dia a dia. Logo, são fundamentais na formação e na qualidade do nosso ser e viver.

Por exemplo: Uma escolha inadequada nos prenderá a uma situação de sofrimento. Portanto, estar atento às consequências das escolhas feitas é essencial para a manutenção do equilíbrio psicológico.

Como é valioso ter “consciência” do alcance daquilo que nos conduz, na hora de fazermos as nossas escolhas. Daí a importância do seu Autogerenciamento.  Só assim, as nossas escolhas, sob o olhar da lógica e da consciência, se entregarão ao nosso comando.

Ainda bem, que temos condições de perceber e corrigir as dificuldades que, porventura, estejamos vivendo.

Porém, o grande perigo desse processo é que ele depende da nossa maturidade e saúde psicológica na hora de realizarmos as nossas escolhas.

Exemplo: Se o sofrimento for o elemento instigador das nossas escolhas, enquanto a pessoa não o trocar por outro que desperte nela alegria, não terá condições de superar esse sofrimento.

Caso não faça a troca, se prenderá de tal forma a esse sofrimento que será incapaz de vislumbrar outra forma de viver. Sem dúvida, será um obstáculo na análise e entendimento da realidade em que se encontra. 

Também é importante destacar que cada pessoa no seu processo de escolhas terá como ponto de referência as seguintes opções:

O mundo da imaginação: Esse mundo nos dá uma variedade enorme de escolhas, só que irreais. Com elas poderemos formular qualquer explicação ou justificativa para o que está acontecendo conosco. Porém, ao fugirmos do mundo real, pagaremos alto preço, pois viveremos em função do que imaginamos e das suas consequências.

Mundo externo: A procura de culpados pelo nosso desequilíbrio psicológico nos produzirá um estado de estagnação mental que, por sua vez, nos impedirá de agir de forma a superar uma situação. Ao considerarmos terceiros ou Deus como responsáveis por tudo que nos acontece de ruim, estamos, na realidade, justificando a falta de responsabilidade conosco. E o que é pior, está sendo agregado à nossa atitude um alto custo vivencial.

Experiência passada: Quando temos como referência vivencial uma experiência ruim, ficamos prisioneiros do passado, o que nos impedirá de encontrar soluções para o nosso problema. O custo vivencial será alto, porque perderemos a perspectiva de uma vida melhor.

Experiência atual: O mundo vivencial não nos dá certeza de nada. A pessoa terá que, primeiramente, vivenciar a situação, para aí sim, saber se tomou a decisão certa ou não. Se não tiver coragem para agir, não saberá o que irá acontecer. Existe um custo vivencial embutido nos desafios da vida. Se para agir e se transformar precisa da certeza, cuidado para não ficar engessado na vida.

Enfim! Perceberam que a vida é feita de escolhas e sua importância?!

Autor: Cláudio de Oliveira Lima – Psicólogo – Idealizador e Especialista do Autogerenciamento Vivencial.