A MENTE HUMANA E SEUS PERIGOS

A MENTE HUMANA E SEUS PERIGOS

26 de abril de 2025 Off Por Claudio Lima

Em termos psicológicos, a grande incógnita sobre a mente humana é saber o porquê algumas escolhem caminhos perigosos e/ou não aceitos pela sociedade, produzindo mal para si e até para outras pessoas.

No olhar do Autogerenciamento Vivencial (AGV) é que cada pessoa possui a liberdade de escolher que vida psicológica quer viver.

Aí é que mora o perigo, dependendo das suas necessidades psicológicas, elas podem caminhar por caminhos perigosos e/ou proibidos.

No olhar do Autogerenciamento Vivencial, fica claro que nada acontece na mente humana sem ter uma origem. Nada psicológico, existe do nada, há sempre um motivo, um elemento instigador. Eles são frutos de uma elaboração lógica, não emocional e nem inconsciente.

Sendo assim, fica claro, que o nosso mundo psicológico é vulnerável ao que cada mente humana elege como elemento motivador, instigador e sua percepção e interpretação e da lógica psicológica oriunda desse conluio.

Em relação ao elemento motivador, instigador, em algum momento entrou em contato com a mente humana e assumiu o papel relevante no pensar dessa ou daquela pessoa.

Os elementos motivadores, instigadores constroem seus significados por meio das nossas percepções e interpretações psicológicas.

Como já foi dito, a mente humana pensa um pensamento de cada vez e ao elegermos esse ou aquele, iremos nos fixar nele.

Em relação a lógica psicológica, além de legitimar os nossos pensamentos, irá determinar que atitudes e comportamentos teremos em relação a ela, ou seja, em relação ao elemento motivador, instigador.

Entendido assim, fica claro que só nós podemos dar limites aos nossos pensamentos.

Em relação ao psicológico, devemos estar atentos a esses pontos:

O perigo psicológico é estarmos convencidos que estamos fazendo o certo, embora as consequências digam não.

Nunca devemos esquecer que não há como voltar atrás e desfazer o que foi feito.

A possibilidade de mudar existe até o momento que nós tomamos a decisão.

Em relação as leis sociais, as religiões, a educação familiar e social, são apenas orientadoras das nossas vidas, já que, não possuem o poder de nos impedir de fazer aquilo que propomos a nós, fazermos.

O grande desafio da ciência em relação a mente humana é descobrir o porquê nós escolhemos esse ou aquele caminho.

Nesse caminhar, existem várias explicações, tais como, carma ou destino, má formação ou doenças mentais, traumas, carências, necessidades, tipo de sociedade e suas cobranças etc. Dependo do foco, há casos que poderiam ser evitados com ações preventivas.

O que vejo e que cada pessoa, cada cientista busca explicações no que acreditam ser a causa. Não existe um consenso.

O nascimento do elemento motivador, instigador pode ser através das nossas experiências pessoais ou através da nossa imaginação.

Como é importante sermos autogestores vivenciais do nosso mundo psicológico, pois não há como voltarmos e desfazermos o que já foi feito.

Autor: Cláudio de Oliveira Lima – Psicólogo – Idealizador e Especialista do Autogerenciamento Vivencial (AGV) e desenvolvedor de uma Psicologia com uma visão Quântica.