DESREGULAÇÃO COGNITIVA/VIVENCIAL OU PSICOLÓGICA

DESREGULAÇÃO COGNITIVA/VIVENCIAL OU PSICOLÓGICA

19 de julho de 2025 Off Por Claudio Lima

Como o Autogerenciamento Vivencial (AGV) não trabalha com a visão razão x emoção e sim com a visão lógica da mente humana, cognitiva/vivencial, não vê sentido falar sobre desregulação emocional e sim sobre desregulação cognitiva/vivencial ou psicológica.

Desregulação, de forma geral, significa o estado em que algo não está em seu estado equilibrado ou ajustado.

A desregulação cognitiva/vivencial ou psicológica significa que a lógica cognitivo/vivencial ou psicológica construída pela pessoa, devido ao seu envolvimento com o acontecido, somado a sua dificuldade e/ou imaturidade está produzindo atitudes, comportamento e pensamentos, que a levam a sofrimento, em relação ao elemento instigador que a instiga.

Isto significa que a pessoa está percebendo e interpretando psicologicamente o elemento instigador de forma imprópria, resultando em lógicas cognitivo/vivencial ou psicológicas, que a leva a vivenciar desequilíbrios, conflitos ou traumas psicológicos.

Ou seja, a pessoa tem dificuldade em entender com clareza a sua responsabilidade no que está construindo psicologicamente e vivenciando, ignorando as suas consequências.

A desregulação cognitiva/vivencial ou psicológica pode ocorrer em diversas situações, porém a resposta, a lógica cognitivo/vivencial ou psicológica, é específica para cada pessoa, ou seja, embora o elemento instigador seja o mesmo, a resposta, a lógica psicológica, se diferencia de pessoa para pessoa e pode ser trocada por outra, a qualquer momento.

A persistência em manter aquela lógica cognitivo/vivencial ou psicológica que a leva a sofrimentos, é que a mantém prisioneira desses sofrimentos.

O AGV destaca que através do exercício de autoconsciência e autorreflexão, as pessoas chegarão a uma compreensão mais realista das lógicas psicológicas dos seus conflitos, pois acredita, que são elas, que fazem as revoluções dos seus pensamentos, já que o fato ocorrido as permitem mudar a sua percepção e interpretação psicológica, ou seja, a sua lógica psicológica em relação a ele.(Transitoriedade Vivencial)

O perigo é que a mente humana possui a capacidade de se adaptar as suas lógicas psicológicas e vive-las, não importa o que elas proponham. (Plasticidade Vivencial)

Autor: Cláudio de Oliveira Lima – Psicólogo – Idealizador e Especialista do Autogerenciamento Vivencial (AGV) e desenvolvedor de uma Psicologia com uma visão Quântica.