SOMBRA PSICOLÓGICA

SOMBRA PSICOLÓGICA

16 de agosto de 2022 Off Por Claudio Lima

Todos nós temos o nosso “buraco negro psicológico”. Precisamos ficar atento a ele, já que suga a nossa vida sem pena e dó.

A nossa sombra psicológica faz parte do nosso “buraco negro psicológico”, logo, teremos que ficar atentos a ela, já que consome a nossa vida, transformando-se em empecilho ao nosso bem viver.

Sombra psicológica é a “obscuridade” produzida na consciência, por nós, devido a algo que nos incomoda ou nos desequilibra. É o reflexo do modo de nos vermos ou nos aceitarmos. Surge devido às dificuldades em lidarmos com os nossos conflitos, complexos, carências, necessidades etc.; pouco importa que sejam reais ou imaginários, já que ela fará parte de nós, até aprendermos a lidarmos com eles.

A sombra psicológica é um “eco psicológico” do nosso mundo interior.

Por exemplo: Acontecimentos traumáticos, complexos etc., inadequadamente gerenciados, dessas impressões é que surgirá a sombra que, com o passar do tempo, interferirá de forma prejudicial, na autoimagem, na autoestima e na autoaceitação.

Essas dificuldades vão aos poucos desenvolvendo elementos instigadores e estes, que por sua vez, gerarão lógicas psicológicas que dificultarão a nossa relação com o mundo e com nós mesmos.

Essas lógicas Interferirão de forma nocivas na maneira de lidarmos com os nossos conflitos psicológicos, interferindo, assim, em nossas atitudes, comportamentos e pensamentos, enfim nas nossas percepções e interpretações da realidade.

Dentre os vários caminhos disponíveis para resolvê-los, o falar compulsivamente deles com o intuito de justificar as nossas atitudes ou a fuga deles, não são os melhores caminhos para desconstruirmos as nossas sombras, uma vez que os motivos que deram existência a elas, permanecem vivos nas nossas memórias, futicando as nossas mentes.

Nesse olhar, quanto mais ignorarmos ou fugirmos dos nossos conflitos psicológicos, maior será a sombra que nos envolverá, podendo, em determinado momento, obscurecer a nossa capacidade de autoconsciência e autorreflexão, nos tornando prisioneiros dela. Verdadeiramente, esse não é o caminho que nos conduzirá a superação e ao equilíbrio psicológico.

Para o AGV, a maneira correta de lidar com as nossas sombras psicológicas é agir de maneira autoconsciente e autorreflexiva, isto é, analisá-las dentro dos seus contextos, sem deixar que elas se tornem centros de tensões e acabem gerenciando e aprisionando o nosso mundo psicológico a elas.

Nesse sentido, impreterivelmente, as sombras precisam ser compreendidas para que não se tornem “entraves” em nossas vidas, já que podem ser tão atuantes a ponto de nos tirar o ânimo de mudar, de viver, de ser feliz etc.

Entre as várias sombras que nos envolvem, se originam de causas diferentes: através de traumas, quadros depressivos, complexos, culpas, frustrações etc.

Logo, é importante:

Gerenciar os nossos pensamentos.

Ver o que está atrás das nossas mentiras.

Dar limite para nós.

Tomar posse sobre nós.

Escolhermos no que pensar.

Melhorar o nosso relacionamento conosco.

Enfim, mudar a nossa consciência inadequada sobre nós mesmos.

Caso queiram aprofundar no assunto, leiam os artigos já publicados e o ebook do Autogerenciamento Vivencial editado pela simplíssimo.com.br.

Simplíssimo <ebooks@simplissimo.com.br

Autor: Cláudio de Oliveira Lima – Psicólogo – Idealizador e Especialista do Autogerenciamento Vivencial (AGV) e desenvolvedor de uma Psicologia com uma visão Quântica.