A MENTE HUMANA, SUA SINERGIA PSICOLÓGICA E O AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL
6 de março de 2023Sinergia psicológica, termo criado pelo Autogerenciamento Vivencial, com o intuito de explicar essa “dinâmica de pensamento”, expressada por” um conjunto de ações psicológicas”, “coordenadas por nós”, em prol do entendimento, da construção ou aceitação de realidades favoráveis ou não, ao nosso bem-estar psicológico. Ou seja, essa dinâmica do pensamento em busca de soluções.
O objetivo é encontrar soluções, dentro das várias disponíveis, aquela que no momento nos satisfaça ou seja possível ou mais viáveis para nós. Ou seja, é a convergência de várias opções disponíveis, em uma só, em função do que temos dentro de nós.
O perigo é que podemos serve levados por raciocínios psicológicos inadequados e vivenciar situações com consequências psicológicas desagradáveis para nós, ou seja, com sofrimentos psicológicos.
Nesse caso, sofreremos psicologicamente devido a construção de lógicas psicológicas inadequadas para essa ou aquela situação.
Em termo de dinâmica, o que se percebe, é que a mente humana no seu processo de construção dos seus pensamentos e justificativas, passa por uma sinergia psicológica que envolve um processo dinâmico tanto na construção dos elementos instigadores ou motivadores, como nas suas percepções e interpretações psicológicas até a construção das lógicas psicológicas que irão determinar e justificar as nossas ações (as nossas atitudes, comportamentos e pensamentos) em relação aos momentos a viver, vivendo ou vivido das nossas vidas. É um processo lógico.
Nesse olhar, essa sinergia psicológica não acontece levada pelo nosso emocional ou inconsciente. São guiadas pelas nossas escolhas, desejos, entendimentos, aprendizados etc., podendo sofrer restrições devido as nossas limitações cognitivas/psicológicas e a certas doenças psiquiátricas e conflitos psicológicos que interferem na construção das lógicas psicológicas do nosso pensar.
Nesse sentido, o grande desafio da mente humana é não ser envolvida por uma sinergia psicológica, que a leve a sofrimento psicológico.
Enfim, toda criação psicológica, envolve uma dinâmica psicológica e essa, por sua vez, tem a sua própria sinergia psicológica.
Todas as pessoas têm as suas próprias regras, dentro de si.
Compete a ela e ao terapeuta entende-las.
Autor: Cláudio de Oliveira Lima – Psicólogo – Idealizador e Especialista do Autogerenciamento Vivencial (AGV) e desenvolvedor de uma Psicologia com uma visão Quântica.