FLEXIBILIDADE PSICOLÓGICA NO OLHAR DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL

FLEXIBILIDADE PSICOLÓGICA NO OLHAR DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL

25 de abril de 2023 Off Por Claudio Lima

O conceito de “flexibilidade psicológica” é definido pelo Autogerenciamento Vivencial (AGV) como a capacidade psicológica que a mente humana tem de mudar de opinião, de desejo, de pensamento, de atitude, de comportamento etc., em relação as situações que a envolve e, em alguns casos, voltar a pensar, agir e se comportar como anteriormente.

Essa dinâmica psicológica é vista como um processo natural no mundo psicológico das pessoas.

Hoje, as pessoas podem ter uma opinião e amanhã outra ou após ter mudado, voltar para a opinião anterior, ou seja, antes concordava etc., agora não ou ao discordar, voltar a concordar etc.

O que nos permitir inferir, que em termos psicológicos, nada é definitivo, estamos sempre sujeitos a mudar ou a voltar a ser o que éramos.

Devido a isso, é importante ter esse conceito em mente: ao tratar pacientes, ao emitir “parecer psicológico”, seja favorável ou não sobre o avaliado, ao findar tratamentos psicológicos, ao selecionar candidatos etc..

O conceito de flexibilidade psicológica associada com o de impermanência e multiplicidade psicológica fornecem fundamentos para a constituição do conceito de imprevisibilidade psicológica.

A imprevisibilidade psicológica faz parte do mundo psicológico das pessoas. Será o novo artigo do AGV.

Não há como negar, em termos psicológico, a importância desses conceitos no entendimento da dinâmica psicológicas das pessoas

Perceberam a nossa responsabilidade para nos mantermos “saudáveis”.

Ela está anexada a nossa foça do quer, acreditar e do agir.

Autor: Cláudio de Oliveira Lima – Psicólogo – Idealizador e Especialista do Autogerenciamento Vivencial (AGV) e desenvolvedor de uma Psicologia com uma visão Quântica.