O PODER DA TROCA DE PENSAMENTOS NO OLHAR DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL (AGV)

O PODER DA TROCA DE PENSAMENTOS NO OLHAR DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL (AGV)

24 de janeiro de 2024 Off Por Claudio Lima

Como dito e redito, possuímos a capacidade de mudar de pensamentos de acordo com o nosso querer.

Essas mudanças, poderão trazer benefícios ou não, uma vez que são comandadas e significadas pelo conteúdo dos nossos pensamentos e suas lógicas. Daí a importância em determinadas situações, da troca de pensamentos, para o nosso melhor viver.

É importante ressaltar, que a mente humana pensa de pensamento em pensamento, ou seja, de um a um. Não pensa vários pensamentos ao mesmo tempo. Isso, facilita a virada da chave de pensamento, ou seja, a troca de pensamentos.

Através da troca de pensamento é possível explicar mudanças repentinas, ou seja, milagres, mudanças de atitude e de comportamento e do próprio pensamento.

Como já dito, é a qualidade do nosso pensar que determina as características das nossas atitudes, comportamentos e dos próprios pensamentos. Nesse caso, é ato de autoamor, de inteligência e de maturidade, observar as suas consequências, na hora de transformá-los em realidades, no nosso mundo psicológico, já que, viveremos psicologicamente as suas consequências.

Logo, não podemos ignorar, que somos nós, que escolhemos e mantemos vivos e atuantes esses pensamentos e suas consequências, em nossas mentes. Em razão disso, fica claro, que essas trocas dependem só de nós.

Por exemplo: Se estamos tristes, viveremos psicologicamente essa tristeza e assim vai.

Como essas tristezas são fundamentadas por nossos pensamentos e suas lógicas, ao virarmos a chave dos nossos pensamentos, para outros pensamentos, nesse caso, o que nos trazem alegria, imediatamente ficaremos alegres. Simples assim. Acredite se quiser. Não custa experimentar.

É bom ressaltar, que dentro da normalidade, cada pessoa pode virar a sua chave de pensamento por si mesma.

Porém, nos casos das pessoas que apresentam dificuldades em virar a chave dos seus pensamentos, devido a traumas, conflitos, doenças etc., a ajuda especializada (de orientadores vivenciais) será de grande valia.

Outro ponto perigoso, é que você pode virar ou desvirar a chave do pensamento a hora que bem quiser. Viver e reviver situações conflitantes.

Outro ponto interessante em relação a troca de pensamento: quando assumimos o controle da nossa respiração, inspirando e expirando, durante esse processo, bloqueamos os nossos pensamentos, para assumir o controle da nossa respiração. Deixamos de pensar sobre o que estávamos pensando. Tal ação, produz uma calmaria mental, que nos facilita trocar a linha do nosso pensamento.

Enfim!

Quando nos aprisionamos aos nossos medos, conflitos, traumas etc., a troca de pensamentos fica inviável.

Em razão disso, como é importante gerenciarmos os nossos pensamentos e suas lógicas, no nosso viver e na busca da superação dos nossos conflitos, traumas, complexos etc., visto que, nos possibilita, por nós mesmos, superarmos as nossas próprias dores e conflitos.

“Deixaremos de sofrer, o que já foi sofrido.”

Olha a responsabilidade vivencial que nós temos conosco. Daí a importância da “autogestão”, do Autogerenciamento Vivencial (AGV).

Autor: Cláudio de Oliveira Lima – Psicólogo – Idealizador e Especialista do Autogerenciamento Vivencial (AGV) e desenvolvedor de uma Psicologia com uma visão Quântica.